sexta-feira, 24 de outubro de 2014

Ciências - 4º bimestre 2014

AQUÍFERO ALTER DO CHÃO

Artigo por Laura Patricia Lopes - quarta-feira, 7 de novembro de 2012
Tamanho do texto: A A
O Brasil desfruta de uma densa rede hídrica
O Brasil desfruta de uma densa rede hídrica
Quando o assunto é água subterrânea, logo nos lembramos do aquífero Guarani, que até então era a maior reserva de água doce do planeta. Ao que tange a sua localização, encontra-se na América do Sul, abrange partes dos seguintes países: Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai. Com finalidades diversas, como por exemplo, o abastecimento público, da agropecuária e indústria. 

Atualmente surge no cenário hídrico o aquífero Alter do Chão, localiza-se inteiramente no Brasil, na Região Norte, especificadamente nos estados do Amazonas, Pará, Amapá. Segundo alguns pesquisadores é o maior aquífero em volume de água do mundo. 

Segundo o geólogo Milton Matta da UFPA, o nome deverá mudar, por duas questões principais, a primeira por ser parecido como o nome da cidade (Alter do Chão) principal ponto turístico do Pará, a segunda por questões comerciais. A sugestão é Aquífero Grande do Amazonas. 

Qual é a sua capacidade hídrica e sua extensão? Menciona Milton Matta, geólogo da UFPA, existem pesquisas, não se pode comprovar exatamente. Mas temos dados preliminares indicando que o aquífero possui uma área de 437,5 mil quilômetros quadrados e espessura média de 545 metros. “É menor em extensão, mas maior em espessura do que o Guarani.” Segundo alguns pesquisadores o Aquífero Alter do Chão, tem a capacidade de abastecer a população mundial em cerca de 100 vezes. 

Finalizando, segundo alguns pesquisadores no futuro (próximo) poderemos ter conflitos/guerras por causa da água potável. Certeza que conflitos já acontecem. O Brasil desfruta de uma densa rede hídrica, de aquíferos e de uma biodiversidade inigualável. Basta ter consciência para utilizar esses recursos, explorar sem degradar, para que as próximas gerações possam aproveitar. 

REFERÊNCIAS 

Disponível em: <http://www.ecodesenvolvimento.org/posts/2011/marco/aquifero-na-amazonia-pode-abastecer-a-populacao>. Acesso Nov. 2012. 

Disponível em: <http://www.ecodebate.com.br/2010/04/11/aquifero-alter-do-chao-no-norte-do-pais-pode-ser-o-maior-do-mundo/>. Acesso Nov. 2012. 

Disponível em: <http://www.vnews.com.br/noticia.php?id=70222>. Acesso Nov.2012. 


Fonte : www.portaleducação.com.br  


              Muito importante esta reportagem que mostra que o maior subterrâneo de água potável está no Brasil e fica debaixo dos estados do Amazonas, Pára e Amapá.
           O aquífero amazônico já era de conhecimento dos cientistas mas somente em Abril de 2010, foi confirmada a sua grande capacidade.
          O Brasil desfruta de uma grande rede hídrica, basta ter consciência para utilizar esses recursos, explorar sem degradar para que as próximas gerações possam aproveitar.              

           

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.