sexta-feira, 24 de outubro de 2014

Educação - 4º bimestre 2014

21/10/2014 12h00 - Atualizado em 21/10/2014 12h00

Aos 70 anos, idosa se prepara para fazer Enem no ES

Mulher concluiu ensino médio em 2006 e fez dois cursos técnicos.
Provas do Enem acontecem nos dia 8 e 9 de novembro.

Do G1 ES, com informações da TV Gazeta *
Acordar às 4h30, pegar ônibus às 6h20, entrar no trabalho às 8h, voltar para casa por volta das 19h e colocar os estudos em dia antes de dormir. Essa é a rotina da arquivista Antônia Nascimento, de 70 anos. Depois de concluir o ensino médio em 2006 e passar por dois cursos técnicos em seguida, a moradora de Vitória ainda sonha em ingressar na universidade. Para isso, ela estuda para as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que acontecem nos dia 8 e 9 de novembro.
Dona Antônia conta que já passou por três tentativas de conseguir a aprovação em um curso superior. “Eu sonho em fazer pedagogia ou arquivologia”, afirmou a arquivista. Neste ano, 15,5 mil idosos vão fazer o Enem, o que representa 4,6 mil a mais que a quantidade de idosos que prestou o exame no último ano.
Para Izabella Botti, de 17 anos, que também vai participar das provas no próximo mês, o exemplo de Antônia serve como um incentivo aos mais jovens. “É impressionante, porque, mesmo você vendo que a pessoa já está mais velha, mais idosa, ela consegue ainda seguir seus sonhos, sem desistir. Isso é um exemplo para a gente também não desistir, para a gente persistir sempre, que um dia a gente vai conseguir”, falou.
Aos outros idosos, dona Antônia escolheu deixar um conselho. “É melhor batalhar, estudar, porque a gente não adoece. Isso abre a mente, entendeu?! A gente fica mais esperta”, afirmou a arquivista.
* Com colaboração de Eliana Gorritti, da TV Gazeta.                                                                               
Mulher de 70 anos estuda para prestar Enem (Foto: Reprodução/ TV Gazeta)Mulher de 70 anos estuda para prestar Enem (Foto: Reprodução/ TV Gazeta)               Fonte : www.g1.com.br        Com esta reportagem pude perceber que estudar nunca é tarde para quem tem força de vontade.        O sonho da dona Antônia é fazer um curso superior, por isso ela estuda para o ENEM. Com a idade já avançada de 70 anos, ela mostra perseverança, que muitos jovens que tem a oportunidade de estudar na época certa, não valorizam a oportunidade.          Dona Antônia é um exemplo para não desistirmos e persistirmos sempre. Nunca devemos desistir dos nossos sonhos.        

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.